domingo, 29 de maio de 2016

Padre Domingos Novais

         O padre Domingos Matos Rios Novais nasceu no 8 de Agosto de 1924, na freguesia de Macieira de Rates, do concelho e arciprestado de Barcelos. Cumpriu a sua formação no Seminário Conciliar de Braga e foi ordenado em 1947, no dia 12 de Outubro. Esteve ao serviço de paróquias em Ponte de Lima, Guimarães, Barcelos e, finalmente, em 13 de setembro de 1958 foi-lhe confiada a paróquia de Rio Mau.
          Ambicionava a construção de uma nova igreja para a freguesia e, passados dez anos sobre este feito, um outro objetivo surgiu, que foi a construção de uma capela junto ao lugar do Seixo. Com a ajuda dos paroquianos conseguiu realizar estes dois desejos: a construção da Igreja Nova de Rio Mau e da Capela da Senhora do Alívio.
          Em 2004, por altura do seu octogésimo aniversário, o Papa João Paulo II conferiu-lhe a distinção da Cruz Pro Eclesia et Pontifice. O seu desporto favorito sempre foi a caça e até há poucos anos não abdicava desta atividade.
          Esteve ao serviço da freguesia de Rio Mau até 2014. No próximo dia 5 de junho vai-lhe ser prestada uma homenagem pelos 57 anos de serviço neste freguesia.[1]


 Padre Domingos Novais [2]

[1] PINHO, Manuel Fernandes Soares - Monografia de Rio Mau - Vila do Conde - do passado ao presente. Vila do Conde, União de Freguesias de Rio Mau e Arcos, 2014.
[2] Padre Domingos Matos Rios Novais. [Em linha] [Consult. 29 maio 2016] Disponível em WWW:< URL: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=185135138552925&set=rpd.100011693206486&type=3&theater>.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Brasão

           Os brasões e selos brancos foram criados com o intuito de confirmar e autenticar os documentos que se passam a quem os solicita. São uma forma de identificar e individualizar as freguesias, ilustrando as suas principais caraterísticas.
            A apresentação pública do brasão e da bandeira da freguesia de Rio Mau foi feita no dia 18 de novembro de 2001, na sede da Junta de Freguesia. O brasão está dividido em três partes: a coroa, o escudo e o listel. Na coroa estão representadas três torres; no escudo estão retratados três símbolos desta freguesia: o pórtico principal da igreja românica de Rio Mau (monumento mais antigo de Rio Mau e de todo o concelho de Vila do Conde); duas enxadas cruzadas, que representam os trabalhos agrícolas como principal atividade das gentes desta terra; e a ondulação para simbolizar a água do rio que atravessa a freguesia. O listel é de cor branca com a legenda a negro: RIO MAU – VILA DO CONDE[1].

 

Brasão da freguesia de Rio Mau[2]


[1] PINHO, Manuel Fernandes Soares – Monografia Rio Mau – Vila do Conde – do passado ao presente. Vila do Conde, União de Freguesias de Rio Mau e Arcos, 2014.
[2] Brasão de Rio Mau. [Em linha] [Consult. 10 maio 2016] Disponível em WWW:< URL: https://www.google.pt/search?q=brasao+rio+mau&biw=1518&bih=682&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjY75mP0-TMAhVJiRoKHSssC5YQ_AUIBigB&dpr=0.9#imgrc=IsSODn3jxOAUyM%3A>.